terça-feira, 17 de junho de 2014

Vida de Maquilhadora.

Foto estória, diário e agenda de uma maquilhadora.



A convite da Tânia estive na Produção do Tributo 2014, da marca portuguesa  Lupabiológica, laboratórios de cosmética para Cabeleireiros Profissionais. Num mundo imaginário onde pudéssemos escrever o futuro num diário, eu teria escrito esta estoria. O tempo verbal não tem nada a ver com o facto de eu ter problemas com os tempos no passado mas com a esperança de ter muitos outros dias como estes, no futuro.

Sexta feira, 13 de Junho


Preparação. Acondicionar maquilhagem, fazer malas, rever listas e planos. Pensar sempre que é melhor carregar mais uns quilos do que sentir que não fiz bem o meu trabalho por falta de material. Viajar para o campo, sardinhada, marchas, família toda, boa vida.


Sábado,14 de Junho

Dia 1. Acordar no campo e almoçar mais uma sardinhada com as outras maquilhadoras. Excluir a sangria porque trabalho é trabalho e Conhaque é Conhaque e as maquilhadoras não ganham a vida com a carta apreendida.
Mudança de “cheiro a sardinhas” para “cheiro a perfume” e “bora bora”. Paragem na estação de serviço  para bebida energética e água porque a sardinha com crosta de sal é melhor mas desidrata uma pessoa. O senhor da bomba deseja-nos um – Bom fim de semana, com cara de quem acha que estamos de folga e nós retribuímos com um sorrisinho amarelo tipo - Whatever (nós não usamos esta expressão mas pensamos). Sentimento contraditório este que todas sentimos. Uma das coisas boas desta profissão é viajar mas como não estamos de férias, a viagem significa afastarmo-nos da família. Chegar ao maravilhoso Porto para trabalhar na Alfândega, com esta vista sobre o Douro.





Encontrar condições de trabalho maravilhosas. Camarim para cabeleireiros, maquilhadores e criadores com espaço, luz e uma vista linda. Começar a trabalhar: equipar as makeup stations. Organização do trabalho: 3 maquilhadoras, quase 40 maquilhagens para fazer, 1 look. Todos prontos para o concurso The Best Model Acrobatic, check. Fim. Arrumar e reorganizar materiais para o dia seguinte. Sair e brincar com as cadeiras da animação. 

Domingo, 15 de Junho

Dia 2. Pouco dormidas, sair do hotel a prever uma chatice. A 15ª edição da Corrida de São João, impede-nos de chegar de carro à porta da Alfândega. Ao fim do dia temos que carregar o carro com toneladas de malas. Medo. Afinal corre tudo bem. Uns simpáticos Agentes da PSP indicam a direção para "quase" chegar à Alfândega. Estacionar o carro numa estrada com inclinação superior a 10%, aguardar a chegada da restante equipa porque com os looks de hoje, 3 maquiadoras, nem com milagres vão lá. Maquiar durante 12 horas com uma equipa de maquilhadoras e cabeleireiros que nos tocam no coração pelos mais variados motivos. São diferentes gerações de maquilhadoras com e sem experiência. Todas ensinam e aprendem algo. Gostam umas das outras, são todas amigas mas sabem separar o trabalho do lazer. A verdade é esta, o nosso ecossistema laboral parece descontraído mas existem regras e métodos a respeitar. Preparação e organização, hierarquias e funções. Maquilhar quase 40 pessoas sem parar, mas também sem quase dar por isso. Stress e mais stress, inevitáveis atrasos. Como o tempo voa quando estamos entretidos a fazer o que gostamos.



Fazer a ultima maquilhagem a meias com a Tânia. As mais novas divertem-se a olhar para nós e a fotografar a cena estranha. Não é um método convencional de trabalho mas funciona quando existe confiança e sabemos o que o outro par de mãos está a pensar.
Fazer retoques e acabamentos. Verificação do trabalho. Pois é. Temos que controlar a qualidade do nosso trabalho constantemente. Tudo ok. Num backstage descontraído e feliz a trabalhar com uma equipa de cabeleireiros fantástica, com looks magníficos do Dino Alves, e demonstração/espectáculo protagonizado por um mestre, mago dos cabelos, Filippo Sepe. Ele é tão bom profissional, sem palavras para descrever.


Captar momentos únicos e inesquecíveis - ou pedir para captar;) é tão bom quando nos divertimos a trabalhar. Gosto quando num único dia podemos maquiar bailarinos, cantores, manequins, animadores ... Olhar para os resultados do nosso árduo trabalho e reconhecer uma vez mais, humildemente, que uns sem os outros não fazemos nada, e que trabalhar com verdadeiro espírito de equipa é maravilhoso.


Maquilhar para um look divertido, doce e suave como as drageias bonjour da Arcádia do Porto. EMOTIcolors| quadro Candy Girls.


Colorações e cortes espectaculares. Cortados ao vivo e a cores, na frente dos convidados. EMOTIcolors| quadro Néon.



Convidado Especial Filippo Seppe. Penteados criados ao ritmo da música como um maestro a reger. Lindo. As fotografias não farão justiça. Colecção de vestidos em tons nude, do Dino Alves.



Lamentar não ter uma única foto do dia 1. Acabar o dia 1 com uma selfie. Felizes  num look estilo "kill me now", uma tendência de moda entre as maquilhadoras profissionais. É um estilo muito usado  no fim dos trabalhos.

A inspiração deste look é sabermos que quando chegarmos ao hotel temos que lavar 200 pincéis que têm que secar em modo acelerado. Bendita a desidratação do ar dos hotéis. As maquilhadoras acordam com o nariz e os pincéis secos.

Terminar o dia 2 com uma festa rápida. Tchin-tchin, mini hamburguer e toca a andar para o camarim. Vida glamourousa esta que termina a montar um Lego com 20000 peças de maquilhagem e a carregar a casa às costas.

Sair e sorrir ao ver navegar um barco com uma sonora festa a bordo (trabalhar naquele barco também não deve ser mau :).



Cear com colegas mas, em modo de amizade, o que não acontece todos os dias. Regressar ao hotel para cair morta na cama. Agradecer estes raros dias. Adormecer a sentir que fomos atropelados por um comboio que descarrilou na linha do tua.

Segunda, 16 de Junho

Acordar com vontade de fazer tudo de novo. Tomar pequeno-almoço com mais de dois milhares de calorias e  bora bora para Lisboa porque toda a gente tem trabalho à tarde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Que deixar aqui a sua opinião?