terça-feira, 24 de junho de 2014

Go Portugal porque natal é quando um Homem quer.

Muitas vezes sinto que me surgem ideias especificas para trabalhos de maquilhagem vindas do nada, mas sei que na realidade a minha capacidade criativa é sempre fruto das minhas vivências, memórias conscientes ou não, sentimentos e emoções.
Na maior parte das vezes não consigo reconstruir as influencias que me levaram ali, mas neste trabalho o processo ficou registado pela memória.
Estava a mostrar as imagens a uma pessoa que me perguntou:
- Como é que te lembraste dos galos de Barcelos e das bolas de Viana?
- Bem, porque fui ao IKEA e vi as decorações natalícias naquele estilo nórdico limpinho, tudo pintado em verde, branco e vermelho e lembrei-me que muitos das figuras representativas da nossa nacionalidade dariam decorações natalícias muito engraçadas, tanto pelas formas como pelas cores. As cores nacionais verde, ouro-amarelo e vermelho são perfeitas e já que nós enchemos os pinheiros com bolas de todas as cores. Luzes psicadélicas que fazem as crianças sentirem-se numa trip de ácidos e presépios com bandas em sofrimento por terem que tocar em cima do musgo, no meio das ovelhas, porque não colocar um galo de Barcelos aos pés do menino Jesus e levar o oiro na forma da bela ourivesaria portuguesa?
E foi assim.

Hoje partilho o making of dessa sessão, com informação técnica de maquilhagem e fotografias não retocadas, passo a passo.Podem ampliar e procurar defeitos ;)

1. Os meus trabalhos começam quase sempre com uma maquete. Rabiscos aqui e ali, porque gosto de arrumar as ideias, estabelecer estratégias e escolher materiais antes de começar. Neste trabalho a planificação era particularmente importante por dois motivos:
tinha pouco tempo para maquilhar, porque ia fotografar à noite quando a Rita e o Paulo estavam disponíveis e porque precisava de desenhar um stencil e corta-lo com tempo.
Também gosto de escolher os produtos que vou usar antecipadamente. Quando começo a maquilhar quero faze-lo de seguida, parar para pensar em escolhas de cores e produtos e ter que procura-los nas muitas gavetas de maquilhagem do atelier interrompe-me a fluidez da mão.

2. Queria que o cabelo tivesse aquele ar cândido das meninas saloias da Malveira nos filmes dos anos 50. Fiz umas tranças simétricas e apanhei-as ao alto. Confesso que não me preocupei muito com a parte de trás porque queria a imagem final frontal.
Colagem do stencil em vinil e esboço à mão livre do resto do desenho, com lápis dermatográfico.




3. Preparação da pele do rosto e aplicação de corrector e iluminador.
Touche éclat YSL #2. Geralmente começo por aplicar a base e só depois aplico os correctores mas nesta maquilhagem queria que a base Micro Foundation On Air da Kryolan, fosse o produto final.






4. Aplicação da base no rosto e no corpo com aerógrafo. Fácil, rápido e resultado garantido para Fotografia. Óptimo acabamento para body painting porque posso ver o esboço à transparência. Pistola Vega 2000 e compressor Kryolan.








5. Maquilhagem de olhos numa aplicação dégradé de dourado novo para branco dourado. Color Appeal, L’Oreal, #golden shimmer e #golden white. Linha das pestanas inferiores com sombra Viva Brilliant Color Kryolan #wild cherry.
Sobrancelhas penteadas com Supra Color Kryolan #golden.
Máscara de pestanas para obter definição e alongamento Telescopic Clean Definition L'Oreal, em preto.
Blusher Glam Bronzer, L’Oreal, #blond harmony. Contorno de lábios e sombreado, Comfort Lip Pencil, Versace #V2001.


6. Batom Lip Rouge Kryolan, #LF 104.



















7. Desenho do contorno dos galos e coração com Crayon khôl Yeux, Peggy Sage.










8. A detalhar o efeito da filigrana com Air Stream, Kryolan #gold. Este produto fortemente pigmentado comporta-se como uma aguarela se o deixar secar um pouco. Desliza bem com o pincel e não arrasta a cor anterior. Retoque das sombras e outline com Liner Resist, L’Oreal, #black.






9. Pintura do azevinho com Aquacolor, Kryolan #070, #071 e #512. Escolhi esta textura porque gosto do efeito macio e mate destas tintas de água.








10 e 11. Detalhe do colar. Os galos de Barcelos foram pintados com Supra Color, Kryolan #golden e #079. Eu queria que reflectissem um brilho especial na fotografia, por isso escolhi esta tinta de óleo.
Para um “brilhozinho” nos olhos colei um pequeno strass em cada galo.




12. Pormenor da maquilhagem e do cabelo.


13 e 14. Imagens do visual completo.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Que deixar aqui a sua opinião?