terça-feira, 24 de junho de 2014

Simbolizar não é abandalhar.



Esta foi a imagem do postal de natal da Visualmais em 2011. No final de cada sessão são muitas as imagens que guardamos no computador e que nunca mais usamos, o que é uma pena. Ora, em semana de jogo, apoiar a nossa selecção parece-me um bom pretexto para voltar a usar algumas imagens. Ainda bem que só soube mais tarde que o pobre Élsio Menau estava em apuros legais por usar a Bandeira das Quinas numa manifestação artística, senão tinha pensado duas vezes.

Adoro o meu país mas não entendo este distanciamento reverencial à Bandeira Nacional.
Em Portugal o fato com colete é sinónimo de eficiência, é usado para impor respeito e em certa medida, intimidar. A bandeira é para ser vista na TV, ao lado do PR nas suas declarações ao país. Eficaz, respeitosa e intimidante.
Não somos ensinados desde pequenos a amar a nossa bandeira. Não como os Ingleses que a usam até estampada nas cuecas, com todo o orgulho. Achamos até que a nossa bandeira é um pouco fatela. Verde e vermelho na GUCCI é fashion mas na bandeira é piroso.
Eu acho que devemos usar mais este símbolo que nos representa nas nossas particularidades enquanto povo. Povo que além de ser 12 estrelinhas douradas no azul da Europa, é também único e diferente. E isso é estupendo.
Acho que devemos usar a nossa bandeira na fortuna e na pobreza, na saúde e na doença se assim o desejarmos. Porque ela é nossa e simbolizar não é abandalhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Que deixar aqui a sua opinião?